Por Maurício Gieseler
Uma proposta dispensa bacharéis em Direito do Exame da OAB. Ela não é nova, pois foi apresentada em 2011 pelo então senador Marcelo Crivella, mas agora tornou-se objeto de uma consulta pública feita pelo site do Senado Federal.
Bacharéis em Direito com pelo menos dez anos de experiência na atividade forense, conforme a proposta, poderiam ser dispensados de realizar o exame da OAB para atuarem como advogados.
A regra não valeria para aqueles que – conforme art. 28 da lei 8.906/94 – são impedidos de advogar, como membros e servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público, policiais e militares na ativa.
Não devem existir hoje muitos bacharéis em Direito com 10 anos de prática jurídica para se aproveitarem desta lei, caso seja aprovada. Quem desiste do Exame de OAB troca de área e não mais segue este caminho.
Por outro lado, caso a proposta seja aprovada, não tenham dúvidas de que centenas de milhares de bacharéis vão dar um jeito de conseguir cumprir esse requisito.
Crivella é autor também de um projeto criando a figura do paralegal, com prerrogativas próprias dos advogados, em um projeto nitidamente eleitoreiro:
A proposta é ruim, mal-elaborada e seu único objetivo é o de prejudicar o mercado da advocacia.
Vamos ver como seguirá a tramitação deste projeto e como a enquete ficará após os votos.
CARTEIRA COM PELO MENOS 10 ANOS DE PRÁTICA FORENSE?! NEM UM CAMELO EM DESERTO
COM TEMPERATURA DE 25ºC IRIA SUPORTAR ESSE TEMPO!! O EXAME SERIA, AINDA, A MELHOR OPÇÃO.